sexta-feira, 9 de novembro de 2007

O Ovo

Hoje vamos falar de um importante elemento da alimentação básica de moradores de repúblicas: O Ovo!

Do ponto de vista da biologia, ovo é o mesmo que zigoto, ou seja, um ovócito II feminino fecundado por um espermatozóide masculino, o primeiro produto da reprodução sexuada.
(Zigoto é a célula resultante da união de duas gâmetas: óvulo fecundado).

Alimento

O ovo é um importante alimento para qualquer animal omnívoro ou carnívoro, por ser rico em vitaminas e conter muitos nutrientes.
O homem moderno costuma preparar o ovo cozido ou frito.

Para todos os que amam comer ovos, aqui estão alguns factos importantes:

Os ovos são uma excelente fonte de proteína e, na verdade, quando se classifica os alimentos pela sua qualidade de proteínas, eles são comparados aos ovos.

Eles fornecem vitaminas B e, para os vegetarianos que não comem carne vermelha, eles são fonte para a vital vitamina B12. Dos ovos também provêem ferro e vitamina E, assim como outras vitaminas e minerais.

Muitos de nós evitam comer ovos por causa da sua quantidade de colesterol. Porém, ainda que a quantidade de colesterol seja um pouco maior de 200 mg (o total recomendado por dia é de menos de 300 mg), somente 25% da gordura total (toda a gordura está na gema) é saturada. Três claras de ovos somam em torno de 55 calorias, então considere combinar um ovo inteiro com claras de ovos.

A "American Dietetic Association" recomenda, para a maioria das pessoas, uma concessão de até 4 ovos inteiros por semana, mas podemos ter uma combinação de clara de ovos com ovos inteiros. Se quisermos adicionar proteínas extra de qualidade à nossa dieta, há muitas formas de preparar claras de ovos.

Por último, para aqueles que adoram ovos cozidos, a "American Dietetic Association" e o "Center for Disease Control" recomendam que eles sejam cozidos cuidadosamente por questão de segurança.


TIPOS DE OVOS

- Alécitos ou oligolécitos: pequeno tamanho e pobres em vitelo, sob a forma de finas granulações e cuja distribuição é uniforme.

- Heterolécitos ou mesolécitos: mais volumosos que os precedentes, o vitelo está presente sob a forma de granulações mais ou menos grossas distribuídas de tal modo que é possível distinguir um pólo vegetativo e um pólo animal.

- Telolécitos: o vitelo é muito abundante, ocupando a maior parte do volume do ovo; o pólo animal é limitado a uma pequena zona periférica - disco germinativo ou cicatrícula, nas proximidades da qual está o núcleo.

- Centrolécitos: variedade dos ovos telolécitos, cujo vitelo forma uma massa central circundada por um citoplasma periférico, onde o núcleo se situa.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Sabe como fazer para verificar se o ovo está fresco?
Comece por colocá-lo dentro de um copo como uma solução de água e sal. Se o ovo estiver fresco irá até ao fundo; se ficar a meio do recipiente significa que tem cerca de 4 ou 5 dias; se flutuar na água é sinal que não deve ser consumido.
É também possível avaliar a frescura de um ovo depois de cozido. Se este for fresco a gema aparecerá centrada.
Não dê importância à cor do ovo, pois esta não influencia a sua qualidade.


Outra hora falaremos de outro importante aliado no sustento da massa estudantil: O MIOJO!

Nenhum comentário: