terça-feira, 13 de novembro de 2007

AMD estréia chip gráfico de alta performance


O novo produto, chamado FireStream, serve para que a AMD responda a uma iniciativa semelhante da rival Nvidia, lançada há alguns meses, com o objetivo de encontrar usos mais amplos para os poderosos chips gráficos.

Os novos chips gráficos estão equipados com mais transistores e oferecem mais potência que o processador principal de uma máquina, ainda que seu design não os torne adequados à operação de software comum, como processadores de texto ou browsers para a Web.
Mas eles oferecem dezenas ou até centenas de unidades de processamento funcionando em paralelo, o que os torna especialmente apropriados ao cálculo de volumes pesados de números, como os encontrados em planilhas financeiras, levantamentos geológicos ou simulações climáticas.

"As pessoas desejam que a interação seja mais realista em seus jogos, de modo que boa parte das questões físicas subjacentes são na verdade bastante semelhantes ao que aconteceria no caso de uma simulação referente ao mundo real", disse Phil Helster, vice-presidente de tecnologia da AMD.

O FireStream é também o passo inicial de um grande projeto da AMD, chamado Fusion, que tem por objetivo combinar um processador gráfico e um processador central em uma mesma placa, até o começo de 2009.

fonte: Info Online

A idéia de usar o chip gráfico para calculos numéricos é interessante e ja é usada pela Nvidia (Tesla).
Com a iniciativa de integrar um processador gráfico no processador central, teremos processadores com capacidade de realizar grandes cálculos em menos tempo. Não será a hora de abrir mão de uma placa de video ainda, pois a capacidade gráfica desses chips é ridicula perto das placas mais poderosas, mas isso possibilitará por exemplo jogos com uma física bem mais realista.

Finalizando, enquanto a Nvidia se prepara para comercializar o seu primeiro chipset com solução gráfica para a plataforma Intel (o MCP73), este mercado já parece estar condenado... Integrando o circuito gráfico ao processador, de fato não existe mais necessidade de um chipset com solução gráfica.

Nenhum comentário: