segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Novidade no mundo dos computadores...

É isso ae galera, estamos agora no final de 2007, o século já virou faz tempo e a gente vai acompanhando a evolução dos PCs, as coisas mudam tão rapidamente no mundo da informática que nem da pra acompanhar direito, mas será que mudam mesmo?

Desde o ano passado eu acompanhei com expectativa o lançamento dos processadores dual-core, e esse ano aconteceu a mesma coisa com os quad-core. Também fiquei ansioso com o lançamento das placas PCI-Express, que sucederam as AGP, que alguns anos atrás fizeram sucesso ao substituir as placas PCI. A mesma coisa aconteceu com as memórias RAM, com as memórias DDR, DDR2 e agora já estão disponíveis as DDR3...

Eu poderia estender a lista infinitamente com todas as peças do computador, mas o fato é o que parece uma supernovidade hoje já aconteceu ano passado, e a mesma coisa ano retrasado... a gente vai vendo isso acontecer todo ano, mas o processador de hoje processa os dados da mesma forma que o primeiro processador criado, a memória RAM tem a mesma utilidade que antigamente, o computador mais atual nada mais é que uma versão extremamente mais rápida que os primeiros computadores!

A mesma coisa acontece com os softwares... Todo mundo fala no novo Windows Vista, mas ele age da mesma forma que o primeiro Windows, é apenas uma interface visual mas não tem realmente MUITA diferença que o Windows 3.11 na forma de utilizar.

E o mouse e o teclado??? Esses são exatamente OS MESMOS desde que foram criados!!!

Mouse de bolinha ou laser? É a MESMA COISA! A forma de interagir com o PC, que deveria ser uma das coisas mais importantes não muda nunca!!! Chega a ser ridículo...

Não menosprezo essas mudanças que eu citei, alias acho que elas são essenciais, mas viramos o século e o computador continua o mesmo... Nunca chegou a ter uma mudança radical na sua forma, talvez na criação dos portáteis, que apesar de serem os verdadeiros PCs (personal computers), não deixam de ser uma miniaturização dos computadores maiores...

O que eu quero dizer com tudo isso é o seguinte, os computadores são usados para a mesma coisa desde que foram criados; um PC topo de linha vai servir pra mesma coisa que qualquer computador criado no século passado, talvez um pouco mais rápido apenas... Por isso não gaste os tubos pra comprar um PC fodão, tuas musicas não vão ficar mais rápidas, você não vai digitar mais rápido, os filmes vão continuar a passar na mesma velocidade...

É questão de bom senso, mas nem todo mundo segue isso...

PS: já existem algumas idéias de mudanças radicais nos PCs, mas por enquanto são só idéias, eu as colocarei aqui numa próxima oportunidade...

PS2: porque o editor do Word não reconhece a palavra “fodão”??? Mas que programa moralista!

Um comentário:

Tiago Porangaba disse...

nem me avisou que tinha blog cara!
vou te linkar no meu :D